sábado, 26 de setembro de 2009

Minha maratona...será?

Saiu a lista do Janot!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Meu entusiasmo pode ser explicado: caso você queira ler a sinopse de todos os filmes, procurar indicações, procurar a lista dos filmes que teremos outra oportunidade de ver, para depois montar sua programação, vai precisar encarar mais de 300 filmes, algumas listagens pela internet e alguns dias de trabalho árduo.

Marcelo Janot, meu crítico favorito, faz todo esse trabalho e divulga uma lista de poucos filmes. É muito mais fácil decidir entre 40 filmes, gasta-se apenas umas horinhas... rs rs s

Ontem gastei minhas horinhas e selecionei 9 filmes, que cabem no meu horário, no meu espaço geográfico e no meu bolso. Lá vai:

Sábado – 26/09
Deixei o documentário do Milk de lado... q pena.

O pai dos meus filhos

Grégoire Canvel é casado, pai de três filhas e produtor de cinema. Entre um telefonema e outro, ele fuma um cigarro e tenta conciliar projetos difíceis, apaziguar egos inflados e resolver problemas financeiros de sua produtora, que não pára de acumular riscos. Em meio a tudo isso, ainda precisa arranjar tempo para dedicar à família. Sua mulher o convence a passar o feriado na Itália, mas ao voltar a Paris, Grégoire se depara com a situação mais difícil de sua carreira, e se vê ameaçado pelo cansaço. Prêmio Especial do Júri na Mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes 2009.

A criada


A introvertida Raquel trabalha como empregada para a família Valdés há 23 anos. Amargurada e comportando-se como um membro da família, passa a entrar em choque com a filha mais velha, levando sua patroa, Pilar, a contratar outra pessoa para dividir com ela as responsabilidades da casa. Sentindo seu posto ameaçado, Raquel expulsa a nova moça com terrorismo psicológico. O caso se repete até Pilar contratar uma jovem inexperiente do interior, Lucy, que se mostra a única capaz de romper a barreira que Raquel construiu em torno de si. Melhor filme de ficção e melhor atriz em Sundance 2009. 

Domingo – 27/09
Deixei A Criança e Tráfico de Almas... q pena.

A Pequenina

Patti é uma artista de circo que vive com seu marido, o palhaço Walter, em um trailer na periferia de Roma. Ao encontrar a pequena Asia, de apenas 2 anos, sozinha em um parque, decide levá-la temporariamente para casa. Lá, descobre um bilhete da mãe da menina prometendo voltar para buscá-la. O adolescente Tairo, vizinho do trailer ao lado, passa a ajudar Patti a cuidar da “pequenina” e a encontrar sua mãe. Mas Asia logo se familiariza com o ambiente marginal do circo e com o carinho com que lhe é dispensado. Melhor Filme Europeu da Quinzena dos Realizadores de Cannes 2009.

Segunda– 28/09

Vogue - a edição de setembro


No mundo da moda, a edição anual de setembro da Revista Vogue é uma autêntica bíblia, que dita os rumos da industria. Por trás da revista, está sua editora, Anna Wintour, figura poderosa e polarizadora de opiniões. Em 2007, ela se prepara para lançar a maior edição de setembro já feita. Entre Fashion Weeks, takes de fotos e reuniões sigilosas e estressantes, a editora, a diretora artística Grace Coddington e toda a equipe embarcam numa incessante jornada de nove meses. A relação entre Wintour e Coddington revela a delicada química responsável pelo sucesso inabalável da revista.

Quarta– 30/09
Deixei Palavra (en)cantada
grátis no BNDES... q pena.

Singularidades de uma rapariga loura

Macário trabalha como contador no armazém de seu tio Francisco, em Lisboa. É o seu primeiro emprego. Do outro lado da rua, mora Luísa Vilaça, a rapariga loura por quem se apaixona no instante em que a vê. Imediatamente, decide desposá-la. O tio discorda, despede-o e expulsa-o de casa. Macário parte de Lisboa, mas leva a certeza de que não desistirá da amada. Em Cabo Verde enriquece, e quando volta já tem a aprovação de Francisco para o casamento. Que mais o jovem poderia desejar? É só então que descobre a singularidade do caráter da noiva. Baseado no conto homônimo de Eça de Queiroz.

Sexta– 02/10

Aquário

 A volátil Mia tem 15 anos e está sempre se metendo em confusão. Foi expulsa da escola e, ignorada por seus amigos, passa os dias vagando pela vizinhança. Seu único interesse é a dança, que ocupa grande parte do seu tempo livre. Quando num dia quente de verão sua mãe traz para casa o atraente e simpático Connor, as coisas prometem mudar pra melhor. O misterioso estranho parece ter vindo para trazer amor e alegria definitivos para suas vidas. Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2009.

Sábado – 03/10

Ainda a caminhar

Todos os anos, a família Yokoyama se reúne no aniversário da morte de Junpei, o filho mais velho, que faleceu há 15 anos tentando salvar um menino de afogamento. Seus irmãos, hoje dois adultos de meia-idade, sabem que nunca serão tão estimados pelos pais quanto o primogênito. Kyohei, o patriarca, se esconde em seu antigo consultório para fugir da agitação dos netos, enquanto Toshiko, a avó, comanda a cozinha tentando não transparecer as frustrações de seu casamento. Mas os conflitos convivem lado a lado com momentos de intenso afeto.

Domingo – 04/10

Mommo

 
Ahmet, de nove anos, e Ayse, sua irmã mais nova, são inseparáveis. Após a morte da mãe, seu pai casa com outra e vai embora, abandonando-os na casa do avô, Hasan. Embora dê todo o carinho aos netos, Hasan tem a saúde frágil e não consegue cuidar bem deles. Ahmet torna-se então mais do que um irmão para Ayse: é pai, mãe e ídolo. Sempre que ela fica com medo do bicho-papão, ele tenta acalmá-la. Mas, no fundo, Ahmet também é uma criança com seus próprios medos. Quando o vizinho sugere que Ayse vá trabalhar para uma rica família, cabe a Hasan intervir para manter os netos juntos.

Segunda–04/10

A caixa de Pandora

Os irmãos Nesrin, Güzin e Mehmet moram em Istambul e levam vidas distantes, centrados em suas preocupações de classe média alta. Um dia precisam viajar ao vilarejo natal para procurar por sua mãe, Nusret, que desapareceu. Eles a encontram, mas ela apresenta sinais de Alzheimer, e os irmãos decidem levá-la para Istambul. Cuidar da mãe, no entanto, faz com que antigos conflitos ressurjam. Nusret também não está contente, pois deseja voltar a sua cidade. O único que parece compreendê-la é Murat, seu neto rebelde e introspectivo. Concha de Ouro e de Prata no Festival de San Sebastián de 2008.



Um comentário:

Pedro Tavares disse...

Não sou o Janot, mas posso te indicar LAKE TAHOE e ÁGUAS TURVAS. São realmente ótimos.