quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Festival do Rio

Essa semana começa a loucura do Festival do Rio. São mais de 300 filmes em quinze dias. Ainda não tenho uma lista dos filmes que quero ver, as informações saem sempre em cima da hora e é difícil fazer a seleção. A tentação desse ano fica por conta de Los Abrazos Rotos, de Almodóvar. Sei que entrará no circuito em breve, mas o cartaz do filme está um desbunde e Penélope Cruz é uma atriz que ganha um vulto enorme quando é dirigida por Almodóvar (aquele que faz cinema com paixão). Apesar de tentador, vou esperar e gastar meu dinheiro e tempo nos mais raros.

Como os filmes mais falados são aqueles que entrarão em cartaz em breve, as pérolas ficam escondidas e muitas vezes não conseguimos encontrá-las. Acaba sendo um tiro no escuro. Mas não posso reclamar, ano passado minha seleção – baseada na lista do Janot – foi boa. Alguns filmes entraram em cartaz, como Valsa com Bashir, um documentário espetacular que merece ser visto. No entanto, outros nunca ganhariam bilheteria: Na Cidade de Sylvia, que foi achincalhado pelo público durante o próprio festival, e Traquinagens, sobre o qual eu já escrevi aqui.

Teve um que eu não consegui ver e nunca entrou em cartaz: Aquiles e a Tartaruga, um filme japonês que foi uma pena eu ter perdido. Vocês, os Vivos entrou no circuito há uns meses e mesmo assim não consegui assistir ainda, esse também arrancou reclamações de muitos, mas minha irmã gostou e confio nela. Há também o entusiamante A Onda, que está em cartaz e pretendo ver essa semana, antes do festival começar.

A pérola que vi em 2008 foi Na Cidade de Sylvia, um filme que fiquei feliz em ver sozinha porque muitas pessoas não gostaram e eu adorei mergulhar nele. Foi inebriante e ainda pretendo escrever à respeito, mas como é feito de imagens, movimentos e silêncios, torna-se difícil explicar em palavras. Quem for voyer o suficiente pode ver um lindo trecho aqui.

Espero ter boa sorte esse ano também! Janot, help!!!!!

2 comentários:

Roxana disse...

Que invejinha!

cotrimus disse...

que tengamos suerte!
:)
besos