quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Balanço e repescagem do festival 2009

Como já foi definido pela Luiza, que conheci juntamente com o Roberto num café após a sessão de segunda-feira, esse não foi um festival de grandes filmes. É verdade! Mas hoje vi o melhor de todos: O dia da transa.

Ano passado fui presenteada com Na Cidade de Sylvia logo no primeiro dia e esse ano demorou, mas o presente veio no final. Também gostei bastante dos filmes turcos, eu havia ficado curiosa sobre a produção desse país desde que vi Budapeste, agora pude conferir que seus filmes são simples, mas sensíveis, dosados entre o drama e a descontração. O documentário da Vogue foi ótimo, porque moda mexe comigo. E a temática vencedora foi drama familiar, vi três, em sequência: Ainda a Caminhar, Mommo e A Caixa de Pandora. Bem pertinente ao momento que estou passando.




Ainda a caminhar é legal, mas fica longe do que eu esperava e da poesia de O Gosto do Chá, filme que eu amo! Talvez eu não tenha gostado da dureza da família retratada... o filme é cru.





Mommo é triste, mas bonito. Os atores mirins são lindos e adorei ter ido na sessão com o diretor. Ele contou que as crianças não conheciam cinema e o primeiro filme que eles assistiram foi Mommo, no Festival de Berlin.




A Caixa de Pandora também é bem bacana. Os temas já são batidos, mas a desintegração da família em questão é pertubadora sem ser deprimente.





Mas o "Oscar" vai para... O dia da transa. Engraçado, com ótimos diálogos, parece um filme bobo, mas passa por questões delicadas das relações humanas e pessoais. Amei.


Sexta começa a tradicional repescagem do festival, mais uma chance de ver os filmes que raramente entrarão em cartaz no Brasil. Já escolhi alguns, mas aceito sugestões! Estou em dúvida entre os dois primeiros, que rolam no mesmo horário...


Só quero caminhar (Sólo Quiero Caminar)
Espaço de Cinema 1 - 9/10/2009: 21:15



Águas turvas (De Usynlige)
Espaço de Cinema 3 - 9/10/2009: 21:45




Como desenhar um circulo perfeito
Espaço de Cinema 1 - 11/10/2009: 21:15



As Praias de Agnès (Les Plages d'Agnès)
Espaço de Cinema 2 - 12/10/2009: 15:30


Aquário (Fish Tank)
Espaço de Cinema 1 - 12/10/2009: 21:15


A criada (La Nana)
Espaço de Cinema 2 - 15/10/2009: 17:45

2 comentários:

Rob disse...

Pois é: falei, falei, e a citação foi da L. :)

Cintia de Sá disse...

Roberto, Pense no lado posito: você foi o único linkado! Referência total! ;-)