quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Aos que amam... uma advertência



"Dicen que a traves de las palabras el dolor se hace mas tangible, que podemos mirarlo como a una criatura oscura (...) Pero yo siempre he creido que el dolor que no encuentra palabras para ser expresado es el mas cruel, mas hondo, el mas injusto."

Assim começa o filme de Isabel Coixet, A los que aman. Se as palavras deixam os sentimentos mais palpáveis, não os define. Existe um verbo mais indefinido que amar? Apesar de ser conjugado por todos com displicente intimidade. Verbo irregular. Eu te amo. Tu não me amas. Ele finge que ama. Nós não sabemos amar. Vós amais demais. Eles se amam.

O amor é uma das mais engenhosas invenções da humanidade. Verbo versátil, pode ser usado em diversas ocasiões para amenizar e expressar coisas que não compreendemos direito: "Tanto más ajena a nosotros cuanto más cerca la sentimos".

Seguimos inventando e conjugando o amor. E algumas vezes o fazemos de forma egoísta: olhamos ao redor e elegemos "O Amado", a quem dedicacaremos a vida. Se "O Amado" não nos corresponde ou muda de idéia antes de nós, culpamos ele de todas as nossas desgraças, de todas as dores que não conseguimos expressar em palavras.

Desta forma, morremos de amor ou vivemos uma vida enferma, sem nunca perceber que amar não é uma doença, que basta curar o egoísmo e permitir que o outro se vá. Eu sei, nada é tão simples assim...

"Era un tiempo en el que miraba al futuro con más esperanza que miedo” – o tempo do amor.

Acontece que muitas vezes, por medo, não acreditamos que outros amores virão e nos apegamos ao que não possuímos. Assim, passamos a vida... "Mirando las nubes y buscando la pregunta a una respuesta que no conozco"... buscando a pergunta de uma resposta que não conhecemos.



P.S.: Este foi o primeiro filme em espanhol que vi, sem legenda.
Hoy tengo prueba de español, la conclusión del primer nivel. Ahora puedo escribir y ablar un poco.¡Estoy mui contenta con esto!

3 comentários:

Rob disse...

Suerte!

Pero: hablar, muy

Cintia de Sá disse...

ha ha ha... ¡Gracias, Rob! ;-)

Esse são erros que ainda vou cometer muito! Não vou corrigí-los, ficarão de recordação.

Na prova coloquei um acento circunflexo numa palavra que não me lembro qual foi... hábitos do português. Tenho dificuldades com "Cuando" e mesmo tendo escrito "nueve" dezenas de vezes, ainda quase coloco um "b" no lugar do "v"... e por aí vai.

A prova foi tranquila... Besos

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.