quarta-feira, 1 de julho de 2009

A vez de quem?













Não que ele seja único no filme, os outros atores também dão conta do recado, mas Javier Bardem é sensacional em Onde os fracos não tem vez. Assisti três filmes com ele: esse, Mar Adentro e Vick, Cristina, Barcelona. Nenhum dos personagens dele é igual a outro. Estou encantada e Bardem mereceu o Oscar que ganhou.

Mas quer saber onde os fracos não tem vez? Na morte. E sabe quem são os fracos? Os seres humanos. "Onde a humanidade não tem vez" seria um título mais adequado à sensação que tive do filme. Porque os fracos são todos os personagens, exceto o temeroso Anton, que vai ceifando quem cruza o seu caminho. Ele é a personificação da morte.

No universo em que o filme se passa, bem parecido com o nosso, não há espaço para os humanos, de repente se pisca e morre. Não há salvação. Por mais esperto que seja, em breve a impiedosa chega, certa de sua missão, calma, segura e meticulosa ela não erra o alvo. Não adianta fugir.

Se você se mete no caminho da Morte, ela te leva. Se você acha que pode superá-la, engana-se. Se resolve trabalhar pra ela, vai embora mais cedo. E mesmo que sua missão seja evitar que as pessoas cruzem o caminho letal, um dia você e os demais passarão por ela. No final, todos acordarão. E que mal há nisso?

3 comentários:

Pedro Tavares disse...

Ele é ótimo.

Felipe Manhães disse...

Concordo sobre a atuação do "Zé Maria" =) A cada filme ele incorpora outra personalidade, se resíduos, sem trejeitos...
Além dos que mencionou, vi tb: "O Amor nos Tempos do Cólera".
Outro universo, atuação renovada e sempre brilhante.
Mas vamos lá... no mesmo ano praticamente assisti 4 filmes com ele. Se não der uma parada acaba gastando a imagem.
Bjokas

Cintia de Sá disse...

Felipe, do jeito que ele muda, acho difícil gastar... he he he