quarta-feira, 15 de julho de 2009

Anima Mundi










Adoro festivais! Eles costumam ser ótimas oportunidades para se ver algo de especial, raridades, coisas que não teremos mais oportunidade de ver. E nada disso é exagero. Mas são como um campo minado, a qualquer momento você pode esbarrar numa bomba e desperdiçar dinheiro e tempo. Isso já aconteceu comigo no Anima Mundi. Estive, há uns poucos anos, numa sessão de curtas que eu fiquei até o fim na esperança de algum curta salvar meu dinheiro, o que não aconteceu e voltei pra casa frustrada.

Mas ano passado foi um muito bom, exceto pelo fato de eu ter comprado ingresso para a premiação e não ter ido. #deixa quieto

Os melhores filmes que vi foram:

1. O longa Idiot and Angel, de Bill Plympton. Um filme delicioso sobre nossa contraditória natureza, que cambaleia entre um ser encantador e um completo idiota. A animação é linda, com umas sequências que não me saem da cabeça, mas que não encontro em lugar algum. Ou seja, vi uma raridade.

2. Um curta em francês que não me recordo o nome, e o arquivo do festival não me deixa recordar... os sites são fracos, em geral. Mas era de um cara que pegava uma carona estranha. Uma das animações mais tensas e dramáticas que já vi.

3. Um outro curta brasileiro que começava com uma frase do Nietzsche: "É preciso ter o caos dentro de si para dar a luz a uma estrela bailarina". O filme valeu por isso.

4. The Pearce Sisters, uma animação bizarra, mas que fala muito desse universo distante daqui, que está bem pertinho de nós.

5. E o divertidíssimo Jungle Jail.

Hoje assistirei minhas primeiras sessões do Anima Mundi 2009. Espero ter sorte!

Um comentário:

missfleur disse...

Nessas horas sinto muito a falta do Rio....