quarta-feira, 13 de maio de 2009

Honra, Orgulho e Preconceito


Semana passada vi os posts do Pablo Vilaça sobre trilha sonora e fiquei viajando nisso. Fiz uma lista dos filmes de trilhas marcantes para mim, mas ainda não é hora de falar dela. No entanto, fiquei com isso na cabeça. Hoje, casualmente, resolvi ouvir música no meu mp3 do celular e lá estava a trilha sonora do Orgulho e Preconceito, que a minha irmã me deu e eu ainda não tinha ouvido. Passei o dia ouvindo no modo contínuo, no ônibus, no trabalho... e havia sempre uma música que me fazia parar o que estava fazendo para conferir o título: Darcy's Letter. É linda e toca num momento especial do filme, na segunda cena que eu mais amo.

O filme é lindo, tem uma fotografia belíssima e cenas sensacionais. Hoje, depois do trabalho, passei na casa da minha irmã e revimos algumas cenas, depois eu vi mais algumas em casa e poderia fazer uma seleção de belos movimentos, mas não encontrei nada imediato no YouTube, então, ficarei devendo.

Honra
2.Sentimento de dignidade própria que leva o indivíduo a procurar merecer e manter a consideração geral; pundonor, brio (dic. Aurélio).


A história do filme, adaptação do livro homônimo de Jane Austen, me fala de honra e dignidade. Ter uma pitada de orgulho é fundamental para manter o respeito e preconceito é um mal que demonstra excesso de orgulho. Entre ambos está a honra. Oscilamos entre o necessário e o demasiado, um desses equilíbrios delicados que a vida possui. Fiquei pensando que nos dias atuais a honra não é coisa que valha muito e não temos como experimentar o significado dela no século XVIII, quando o livro foi escrito. Creio que substituimos ela pelo respeito à individualidade. E acho que dá para pensar nesse orgulho necessário como o amor-próprio, sendo o preconceito como seu excesso, quando nos tornamos a medida para todos e julgamos o outro a partir de nós.

Assim, quando se nega um pedido que nos favoreceria mas fere nossa auto-estima, isso reforça a dignidade ou autenticidade que temos.

Minhas irmãs dizem que eu vejo coisas nos filmes que não estão lá, tudo bem, estão aqui. É pra isso que serve esse blog. E foi essa a minha interpretação de Orgulho e Preconceito.

Confiram a música que me marcou hoje nesse link.

3 comentários:

Mauro disse...

Parei de ler o post no meio dele, isso por que sempre que passo na locadora, esse filme parece me chamar, curto muito do cartaz, mas naum sei por que diabos nunca aluguei... enfim, me motivou, tentarei assistir esse final de semana!

bjus

Leana Sá (a irmã da cinta que diz que ela viaja - Rsrsrs) disse...

Sim, sim, vc viaja nas interpretações, mas dessa vez não! Gostei da sua visão do filme!
Mas, sei lá... Gostei do filme, mas não morro de amores. Enfim, isso é pessoal...
Talvez devesse reve-lo...

Anônimo disse...

Olá,

Assim como você amo o filme Orgulho e Preconceito, tenho o livro, dvd, só falta a trilha sonora, estou procurando tem um tempão, não encontro em loja e nem sebo, está esgotado.
Você pode gravar uma cópia pra mim, eu pago pelo seus serviços juntamente com o envio da postagem via correio!
Pode ser?

Desde já fico imensamente grata.

Atenciosamente

Lílian
moreiralilian@uol.com.br