Às vezes sinto-me mal porque dizem que gosto de filmes densos, pesados e difíceis. Recentemente passei uma fase em que meus convites para ir ao cinema não surtiam efeito e já estava ficando neurótica, pensando que meu gosto para filmes era péssimo ou esquisito. Então, numa noite com minhas irmãs, comecei a listar os filmes leves e os pipocões que eu gosto. E me surpreendi com o tamanho da lista.
Organizei os filmes da seguinte forma: os visivelmente pipocões (bem comerciais) e os demais leves, que não eram tão blockbuster, sem tentar classificar em cults, independentes ou que simplesmente não implacaram nas bilheterias. Bem, não tenho um critério muito claro para definir se um filme é pipocão ou não, então, haverão divergências. Não importa.
Pipocão
- Cidade dos anjos
- Beline e a Esfinge
- Shrek
- Aprendiz de sonhador
- Gênio Indomável
- O Segredo de Broke Back Mountain
- Batman Begins
- Batman: o cavaleiro das trevas
- Batman: o retorno
- Senhor dos anéis
- De volta para o futuro (umas das melhores trilogias que já vi)
- Rain Man
- Diários de Motocicleta
- Cidade de Deus
- A armadilha
- Adoráveis mulheres
- E.T.
- O show de Truman
- Os fantasmas se divertem
- O Lobo
- Shakespeare apaixonado
- Meu primeiro amor
- Formiguinha Z (amo, amo, amo!)
- Sin City
- 300
- Inteligência Artificial
- O feitiço do tempo
- O diabo veste Prada
- Sex and the city
- Albergue espanhol
- Rainhas
- 007 (meu pipocão clássico)
- O diário de Bridget Jones
- Quem quer ser um milionário
- Harry Potter
- Titanic (vi no cinema e amei!)
- X-men
- Arquivo X (sou fã, mesmo!)
- Matrix (ai, ai, ai... vi umas vinte vezes!)
- Erin Brockovich
- O Chacal (delícia de filme)
- A lenda do cavaleiro sem cabeça
- Moulin Rouge
- Sociedade dos Poetas Mortos
- O sexto sentido
- Corpo fechado
- Dio Come Ti Amo
Leves
- A hora de voltar
- O fabuloso destino de Amélie Poulain
- O clã das adagas voadoras
- Peixe grande
- O estranho mundo de Jack
- Billy Elliot
- Maria Antonieta
- O gosto do chá
- Orgulho e preconceito
- A culpa é do Fidel
- O homem que copiava
- Quase famosos
- Queime depois de ler
- Pequena Miss Sunshine (há controvérsias se este é um filme leve, só sei que dei muita gargalhada no cinema, pra mim é comédia das boas!)
- Femme Fatale
- Um beijo roubado
- À deriva
- Uma história real
- A encantadora de baleias
- Língua
- Traquinagens
- Paris, te amo
- Close up
- Quero ser John Malkovich
- Entrevista com Vampiro (leve? saí do cinema tranquila...)
- Kill Bill (principalmente o primeiro, o segundo é melhor, porém mais desconfortante)
- A vila
- Vick Cristina Barcelona
- O dia da transa
Os leves são os filmes que me permitem sair do cinema com o coração tranquilo, mas não sem uma boa reflexão sobre a vida ou a arte. Esses 76 filmes foram os que lembrei, mas tem mais, com certeza! E assim, permaneço com a consciência tranquila: não sou uma cinéfila mala, na verdade, sou uma cinéfila bem pipocona.
4 comentários:
Só existe um motivo pra fazer uma lista destas: ver de que os outros vão discordar. Não vou te deixar sem este gostinho. :)
Alguns dos que você colocou em "pipocões" são bem cults: Sociedade dos poetas mortos, por exemplo. E levei um susto com o primeiro da lista, só depois me toquei de que filme você estava falando - cheguei a pensar que era cidade dos sonhos.
Agora, falha mesmo é não ter incluído Apertem os cintos, o piloto sumiu e tantas outras comédias.
Acredite, Roberto, eu estava mesmo querendo provar que não gosto apenas de filmes tensos e sombrios.
Mas já que você discordou da lista, classifiquei como pipocão os filmes leves e que caíram no gosto popular. Por esse ângulo, Sociedade dos Poetas Mortos é bem pipocão, foi campeão de bilheteria e fez Robin Williams querer representar o mesmo papel eternamente!
Já Cidade dos Anjos é a versão água com açúcar de Asas do Desejo. Não gosto do original.
E sinto decepcioná-lo, mas não vi Apertem os cintos, o piloto sumiu...
Cintiaaa, amei esse post.
Sinto-me exatamente assim quando rejeitam meus convites...
Consultei seu blog quando fazia uma lista de filmes que gosto, pensei logo em vc como referência. Viu só?! Então achei esse post tudo haver com o que andava tentando passar (não só os dramas que gosto, mas tb filmes leves).
Vc é mesmo 10! Sempre a frente de tudo.
Parabéns mais uma vez pelo seu blog.
Vou aproveitar para ver alguns da sua lista que ainda não vi.
Coloquei minha lista e link seu no meu perfil do orkut. :? ..rs
beijo grande
Anne
Postar um comentário