
Semana passada vi os
posts do Pablo Vilaça sobre trilha sonora e fiquei viajando nisso. Fiz uma lista dos filmes de trilhas marcantes para mim, mas ainda não é hora de falar dela. No entanto, fiquei com isso na cabeça. Hoje, casualmente, resolvi ouvir música no meu mp3 do celular e lá estava a trilha sonora do
Orgulho e Preconceito, que a minha irmã me deu e eu ainda não tinha ouvido. Passei o dia ouvindo no modo contínuo, no ônibus, no trabalho... e havia sempre uma música que me fazia parar o que estava fazendo para conferir o título:
Darcy's Letter. É linda e toca num momento especial do filme, na segunda cena que eu mais amo.
O filme é lindo, tem uma fotografia belíssima e cenas sensacionais. Hoje, depois do trabalho, passei na casa da minha irmã e revimos algumas cenas, depois eu vi mais algumas em casa e poderia fazer uma seleção de belos movimentos, mas não encontrei nada imediato no YouTube, então, ficarei devendo.
Honra
2.Sentimento de dignidade própria que leva o indivíduo a procurar merecer e manter a consideração geral; pundonor, brio (dic. Aurélio).A história do filme, adaptação do livro homônimo de Jane Austen, me fala de honra e dignidade. Ter uma pitada de orgulho é fundamental para manter o respeito e preconceito é um mal que demonstra excesso de orgulho. Entre ambos está a honra. Oscilamos entre o necessário e o demasiado, um desses equilíbrios delicados que a vida possui. Fiquei pensando que nos dias atuais a honra não é coisa que valha muito e não temos como experimentar o significado dela no século XVIII, quando o livro foi escrito. Creio que substituimos ela pelo respeito à individualidade. E acho que dá para pensar nesse orgulho necessário como o amor-próprio, sendo o preconceito como seu excesso, quando nos tornamos a medida para todos e julgamos o outro a partir de nós.
Assim, quando se nega um pedido que nos favoreceria mas fere nossa auto-estima, isso reforça a dignidade ou autenticidade que temos.
Minhas irmãs dizem que eu vejo coisas nos filmes que não estão lá, tudo bem, estão aqui. É pra isso que serve esse blog. E foi essa a minha interpretação de Orgulho e Preconceito.
Confiram a música que me marcou hoje nesse link.