quarta-feira, 28 de julho de 2010

Anima Mundi 2010

Esse ano fiquei satisfeitíssima com o festival. As duas sessões que vi foram ótimas e ainda assisti o que eu queria da Galeria – uma mostra gratuita que ficava passando curtas initerruptamente.

Quarta fui na exibição de "Anima Mundi 18 anos", vi dois filmes que eu já conhecia, mas nunca tinha visto no cinema e foi divino! Dessa sessão só posso dizer que eu não gostei de Qualquer nota. Os demais foram excelentes! Destaco, por ter sido inédito para mim, o engraçadíssimo Lapsus, depois descobri ser do mesmo estúdio argentino que fez o ótimo filme publicitário Sexteens, que pode ser visto no site do diretor Juan Pablo Zaramella.







Sábado foi a vez da sessão "Curtas 10", também muito boa! O primeiro curta é lindo, chama-se Kinematograf, um filme polonês, cujo trailler pode ser visto nesse link. Acho uma pena que filmes tão belos não estejam disponíveis na internet, meus amigos dificilmente poderão assistir...
















O outro destaque do "Curtas 10" é Der Da Vinci Timecode uma animação feita a partir de detalhes do afresco A Última Ceia de Da Vinci. Impressionante como se parte de algo estático e cria-se tensão, ruído e movimento dando a impressão que estamos diante daquele momento, que pela pintura parece tranquilo, mas na animação se torna um tumulto, um burburinho.







E por fim, gostei demais de Norit Krupi (da Letônia) que mostra uma população inteira de engolidores de sapo... veja um pequeno trecho aqui. Também excelente!




Na galeria, o que eu queria ver era uma animação feita a partir de imagens capturadas da janela de um trem. Senti uma sintonia com o meu projeto Transeunte, de fotos a partir da janela do ônibus. Assista Looploop aqui.






Enfim, para quem ainda puder ver o Anima Mundi 2010, recomendo essas sessões: Curtas 10 e Especial 18 anos.

Nenhum comentário: