quarta-feira, 16 de junho de 2010

Créditos de abertura favoritos

Sou admiradora de créditos de filmes, tanto finais quanto os de abertura. Já falei sobre o final de Quem Quer ser um Milionário e agora trago minha abertura favorita: Durval Discos, que começa de forma brilhante, mostrando um subúrbio paulista verossímil. Os créditos tiram partido da abundância de informação textual que existe num lugar como aquele e integra-se perfeitamente ao cenário. Há um jogo estimulante de reconhecimento, onde o espectador é desafiado a descobrir o que foi inserido na paisagem e o que faz parte dela. A integração entre a cena de abertura e o texto é perfeita, não existem quebras.


Antes de Durval Discos, minha abertura favorita era a de Quase Famosos, exatamente por essa integração da cena ao texto, mas enfraquece no final, deixando acontecer uma quebra. Os créditos foram divididos em duas partes: uma com os atores (é dessa que eu gosto) e outra com os créditos mais técnicos, onde o texto é sobreposto à cena inicial, sem novidade. Já o filme brasileiro abre mão dos créditos técnicos no início e mantém a integridade e a fluidez: Olé!


2 comentários:

Nívea disse...

E o crédito falado do "Desprezo"? É bem diferente também. Não sei se conseguirá vídeos no YouTube, mas vale apena ser referenciado.

Cintia de Sá disse...

Bem lembrado, Nívea! Mas "Desprezo" merece um texto à parte, além do mais, são os recursos gráficos citados que me encantam, não há como comparar os créditos do "Duval Discos" com o filme do Godard.

Mas sem dúvida, "Desprezo" surpreende e gostaria de ver outros créditos como aquele.

Bjos!