quarta-feira, 14 de abril de 2010

Histórias sobre o amor

Um homem encontra uma mulher...








O título desse texto não é original, foi extraído de uma das primeiras frases do filme 500 dias com ela: "Esta não é uma história de amor. Esta é uma história sobre amor". Disseram-me que este era um romance diferente e intrigante, que te fazia pensar. Assisti acreditando até o último minuto que algo me surpreenderia, mas pelo contrário, vi muitos clichês – inclusive o do homem apaixonado (por quem todas as mulheres reais vão suspirar) e uma mulher objetiva (bem do jeito que os homens gostariam – Será?). Inverter o padrão do comportamento masculino e feminino não é novidade... dizer que se você não encontrou seu amor é porque não observa bem a paisagem... também não. Colocar as mulheres como mais maduras que os homens... risível. Enfim, minhas expectativas sobre o que seria dito sobre o amor foram muito maiores e a frustração foi certa, como ilustrado de forma inteligente na cena da imagem abaixo. A virtude do filme está nas qualidades técnicas: montagem, direção de arte e trilha sonora, que são ótimas.




Em contrapartida, outro homem encontra outra mulher...




Depois de me decepcionar com 500 dias com ela, caiu em minhas mãos o filme Apenas uma vezOnce, no original. Uma deliciosa surpresa pela forma delicada que consegue falar sobre o amor e nos fazer refletir. Um filme leve, com uma história inteligente e simples.



Então, fica a dica: se você não gostou de 500 dias com ela, assista Apenas uma vez. E se você gostou do primeiro, vai gostar do segundo também.

Se quiser sentir o clima do filme, assista um trecho no vídeo abaixo e de quebra conheça a música que valeu um Oscar, por melhor canção original, composta pelos atores que também são músicos e foram responsáveis por toda trilha sonora.



Filme "Apenas uma vez" - cena da loja musical ("Once" movie - Music Store Scene) from Eduardo Loureiro Jr. on Vimeo.

Um comentário:

cotrimus disse...

Lindo, lindo, lindo.