quarta-feira, 26 de maio de 2010

Por que vou ao cinema?




Na gênesis desse blog escrevi sobre a função de entorpecimento que a arte e, em especial, o cinema exercia na minha vida. Quase dois anos se passaram e hoje percebo algumas outras sutilezas dessa função. Percebi que se o cinema fosse apenas um entorpecente, daria preferência aos filmes de puro entretenimento, coisa que não acontece.

Procurei saber porque gosto de filmes tidos como pesados, monótonos, entediantes, etc. Será que busco uma diferenciação? Será que quero me sentir superior? Quero parecer culta? Não descarto nehuma dessas possibilidades, mas andei consultando sinceramente meu coração e senti que o principal motivo, aquele que me leva às salas de cinema toda semana, é a busca pelo novo, pelo diferente. Quero experimentar outros olhares, novas sensações. Desejo aprender e descobrir o mundo, como uma criança. O cinema é o meu brinquedo, o meu livro.


quarta-feira, 19 de maio de 2010

ser ou não ser...



Estou repensando minha cinefilia e entre as reflexões está a manutenção desse blog. Há 19 meses no ar, escrevendo quase toda semana, confesso que estou cansada. Não sei se é cansaço ou apenas uma fase de recolhimento. Acontece que entrei numa onda de muito forte: cinema às quartas, blogue às quartas e sábado um curso de história da arte com exibição de filmes. Acabou pesando para uma simples distração cinéfila. Trabalho, cuido de casa, tenho quatro gatos, família, amigos, blogues, exercito o corpo e está ficando difícil conciliar.

Não digo que acabou, mas por enquanto, estou me desobrigando da periodicidade...