quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Chanel e seus amores


Não sei se fiquei com o meu feminismo ferido ou se perdi o mito da mulher poderosa, mas senti que Coco Chanel é magnânima demais para ser descrita por suas desilusões amorosas.

Eu esperava ver mais do trabalho dela e menos dos romances. Fiquei frustrada... esse hábito de não ler sinopses e críticas antes de assistir um filme possui certos efeitos colaterais. O único ponto positivo do filme, na minha opinião, foi a caracterização e atuação de Audrey Tautou, que não chega aos pés de Amelie, mas foi bem.

Ouvi dizer que Simone Bovary, no livro O segundo sexo, escreve que pode contar sua história através dos romances que teve. Não li o livro, não posso emitir opinião nem saber em que contexto a frase está... estou lendo e se eu encontrar algo, acrescento aqui. Sim, fui ler para confrontar meu feminismo de latinha. Ano passado li O Amante de Maguerite Duras, que conta parte da vida da autora e seu pensamento libertário através de uma relação afetiva. Apesar do romance descrito, o livro não é sobre o romance, mas sobre a trajetória de uma vida e a evolução das ideias através das experiências vividas de forma aleatória, não planejada.

Já o filme sobre Coco Chanel não tem ideias, as que surgem brotam de forma tão estaparfúrdia que parecem banais e fáceis. Enfim... não gostei. Terminei de ver o filme louca de vontade de ler mais sobre a estilista revolucionária. Nos blogues da vida encontrei o livro abaixo... Alguma outra sugestão de leitura, documentário e coisas do gênero?

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Avatar x Matrix

Eu não tinha pensado em ver, mas uma declaração de que o impacto causado por Avatar era semalhante ao causado por Matrix, acabou me convencendo a ver o filme e conferir se era isso mesmo. Não sei se foi a expectativa criada pela lotação nas salas de cinema ou a distância de dez anos entre um filme e outro, mas Avatar não me impressionou tanto quanto Matrix

Na verdade, não sei se hoje Matrix me entusiasmaria tanto quanto me entusiasmou há dez anos. Talvez eu tenha amadurecido, visto mais filmes e me tornado insensível a muitas coisas... o fato é que achei Avatar fraco. Entulhado de clichês. Já vi esse filme de diversas formas diferentes... engraçado, Matrix também é cheio de clichês, mas tem umas coisas que pra mim eram "novas" naquele momento, umas questões filosóficas, sobre a ilusão do mundo. A realidade não é absoluta, existem muitas coisas que estão além dos nossos olhos...

Avatar não tem nada de novo além do cenário, mas que também não é tão espetacular assim. Pandora é bonita, tem uma flora e fauna belíssimas, com cores, movimentos e luminosidades inusitadas... mas não sei, fiquei com uma sensação de deja-vu diante de cenários como esse:


As imagens mais interessantes não estão na web, logicamente...

O povo Na'vi é uma mistura de elfos com índios. Também sem novidades... exibem uma conexão profunda com a natureza e acho acho que o filme poderia ter se aprofundado mais na questão da sustentabilidade. Aliás, o filme não se aprofunda em nada, em personagem algum. É tudo muito superficial. E falando em frivolidades, gostei do alargador que eles usam, adoro alargadores. Também gostei das caudas... sempre quis ter uma! rs rs s

OK, tiveram coisas legais... mas que foram apenas pinceladas no filme. As aves, amei as aves (Ikrans) e a forma como os Na'vi se comunicavam com os seres em geral, através de raízes. A forma como os Ikrans e os Na'vi se escolhiam também é curiosa, dá pra refletir sobre isso na vida. Como a gente se escolhe, como reconhecemos os amigos, os parceiros, como são essas escolhas? A rivalidade não é uma forma de conexão? 

Enquanto as cenas de ação em Matrix me tiravam da cadeira e me deixavam ligada, as de Avatar me cansaram. Nada se compara à invasão de Neo e Trinity para resgatar Morpheus. Na boa, para mim, Avatar não chega nem aos pés de Matrix!

Enfim, esse foi meu primeiro filme 3D e o efeito é bem interessante. Fiquei imaginando como teria sido Matrix em 3D... aquela cena das pilhas humanas... teria sido SENSACIONAL!

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Expectativas sobre Avatar



Confesso que só fiquei sabendo sobre esse Blockbuster na semana de estreia, por causa de uma amiga que tem um filho adolescente e ansioso para ver essa aventura intergalática. Nem mesmo o cartaz me chamou atenção, pensei: mais um filme sobre colônias espaciais, cheio de efeitos especiais. Mas depois de muito resistir, vou ver Avatar 3D. Não queria assistir, suspeito que eu não vá gostar, mas uma coisa é certa: se for para ver, que seja no cinema! E depois de tantos elogios – e pedradas também – cedi. Li uma declaração, no Twitter, de um rapaz que dizia que há muito tempo um filme não o marcava tanto, o último tinha sido Matrix. Como Matrix também me marcou... fiquei mais esperançosa.

Então, o primeiro momento foi tomar ciência do pipocão, depois me convencer de que eu deveria ver e agora acordo para outro fato: é preciso comprar os ingressos com dias de antecedência, mesmo depois de mais de um mês em cartaz  =:-O

Havia me planejado para assistir nessa quarta, mas na terça os ingressos até quinta estavam lotados. E os ingressos para sexta ainda não estavam sendo vendidos! Piração total!!! Nunca vi isso acontecer... o que me leva a crer que o tal diretor, James Cameron, tem talento para ganhar dinheiro, já que seu último sucesso estrondoso foi Titanic. Mas ele não para por aí! Seu brilhantismo começa em O Exterminador do Futuro (os dois primeiros de uma trilogia aclamada pelo público), continua em Aliens (um sucesso total) e Titanic para culminar (será esse o cume?) em Avatar... sensacional! Com um ou outro menos conhecido, sua filmografia possui poucos filmes, mas a maioria deles foram sucessos alucinantes. Um fenômeno!