quarta-feira, 25 de março de 2009

Jai ho

Ele tem cara de filme Bollywoodiano, fala hind, é filmado na Índia, tem atores indianos, mas seu diretor é Inglês, assim como o ator principal e a produção é uma parceria entre Reino Unido e EUA. Ou seja, um engano. De qualquer forma, saí do cinema feliz. Pelo menos fala de uma realidade diferente da maioria dos filmes de Hollywood.

Mas o melhor dele é o crédito do final. Fiquei impressionada com o impacto que teve sobre as pessoas. Há um tempo sinto desconforto no final dos filmes, pois o cinema acende as luzes antes de terminarem os créditos, às vezes o filme nem terminou direito e todas as lâmpadas são acesas. Isso me incomoda muito. Acho que cinema é uma viagem e leva uns minutos pra que eu volte à realidade. Além disso, gosto de ler alguma coisa dos créditos finais, mas com todo mundo levantando fica difícil...

Em Quem quer ser um milionário, as luzes se acenderam, as pessoas começaram a sair e voltaram! São mais de três minutos segurando o público na sala de cinema. Fiquei impressionada! Para quem quiser relembrar, eis o vídeo no You Tube.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Desafio Oscar 2000

Recebi o seginte desafio do cinema o rama: criar uma lista ideal dos concorrentes ao Oscar do ano 2000 e explicar o porquê da exclusão de algum e a inclusão de outro, comparando com a lista oficial da academia nas categorias “Melhor Filme” e “Melhor Diretor”.

Aceitei o desafio e vou adaptá-lo à proposta do meu blog: o critério de avaliação será a influencia que esses filmes tiveram na minha vida. Os diretores serão eleitos através de seus filmes, colocarei aqueles que assisti no cinema e que me levaram a ver outros filmes do mesmo diretor. Então, lá vai...

melhor filme

Os indicados da academia:

- Beleza Americana
- À Espera de um Milagre (não vi)
- O Informante
- Regras da Vida (não vi)
- O Sexto Sentido

Minhas indicações:

Beleza America – esse permanece por um motivo bem especial: é um dos poucos filmes que quanto mais vejo mais eu gosto. Já assisti três vezes e continua me surpreendendo.

Matrix – minha vida poderia ser dividida em antes e depois de Matrix, foi um dos primeiros filmes que me entusiasmou e me fez ir mais ao cinema. Assisti ele em vídeo, numa quinta-feira; na sexta levei para as minhas irmãs verem e vi com elas, no sábado fui visitar uma amiga e como eu estava com o DVD na bolsa... foram três vezes consecutivas (um dia faço um texto só pra ele).

Clube da Luta – um dos melhores filmes que já vi, minha paixão por ele é indescritível. É pra ver e rever. Esse me tira do sério, me coloca num transe.

Vivendo no Limite – impactante. Saí do cinema xingando a vigésima geração do diretor, mas depois... o filme foi amadurecendo na minha cabeça e hoje ainda vive aqui, na caixola, volta e meia reaparece. O diretor eu continuo xingando... rs rs s

Aimée & Jaguar – delicado e inesquecível. Trata de temas difíceis com delicadeza e sem futilidade. Um filme que pouca gente conhece, acho que houve muito preconceito.


Melhor diretor

Os indicados da academia:

- Lasse Hallström por Regras da Vida (não vi)
- M. Night Shyamalan por O Sexto Sentido
- Michael Mann por O Informante
- Sam Mendes por Beleza Americana
- Spike Jonze por Quero Ser John Malkovich


Minhas indicações:

Pedro Almodóvar • Tudo Sobre Minha Mãe – deixou-me pasma, tamanha sensibilidade e quebra de paradigmas. Depois desse filme passei a assistir Almodóvar com frequência.

Stanley Kubrick • De Olhos Bem Fechado – pra mim, o melhor do Kubrick, o que mais mexeu comigo. Foi o primeiro que vi, depois entrei numa fase de querer assistir todos os filmes dele.

M. Night Shyamalan • Sexto Sentido – tipo de filme que não sai da sua cabeça por dias... também insuperável do Shyamalan.

David Fincher • Clube da Luta – depois dele eu descobri que já tinha amado outro filme do Fincher, Seven, esses dois são obras-primas na minha vida. Até perdoo os últimos filmes fracos que ele fez.

Roman Polanski • O Último Portal – o segundo filme do Polanski que eu vi, também foi suficiente para respeitá-lo.


O desafio deve ser passado adiante, como não sou muito popular vou passar só pra duas pessoas: notobviouscinema e Mauro.

P.S.: atendendo à pedidos, estou repassando o desafio para o Lugon.

quarta-feira, 11 de março de 2009

“Saber demais envelhece as pessoas”*























Tenho dúvidas
E certezas tão duvidosas quanto as dúvidas que tenho.
Tenho dúvidas demais para ser forte.
Deságuo

Admiro os sábios.
Saber é poder.
Força é não duvidar.

Convicção

Sou forte
tenho a razão.
Certeza
Tenho razão
Autoridade
Tenho
Onipotência
saber de tudo
ter certeza de tudo

Competição

Trevas

Confiar em si é tão perigoso quanto confiar no outro.

Perder a razão é enfraquecer-se...

Tenho dúvidas

_______________________________________________

Acréscimos às 15:30h

Andei observando a seleção natural dos meus amigos. Notei que os mais íntimos possuem inteligência (sem precisar ser gênio), Sinceridade, humildade e tolerância. Não obstante, admiro o discurso seguro e acabo me aproximando de pessoas que pensam saber de tudo, sem me dar conta da farsa que são. Alguns, de tão inseguros, são intolerantes, para manter a firmeza da voz ou da escrita, e tornam-se insuportáveis. Preciso acabar com esse paradoxo na minha vida e deixar os discursos bonitos de lado.
_______________________________________________

* No conto Vassalisa, a sabida, uma menina em busca da luz na floresta sombria ouve da bruxa a frase citada. Leia Mulheres que correm com lobos.